Estudo lançado semana passada pelo Sebrae e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) traz um retrato do mercado do setor gráfico. Para a pesquisa, foram entrevistadas 1.200 empresas.
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o setor é formado por 20.296 unidades produtivas, ou 18.673 empresas, sendo que 88% são micro e pequenas empresas.
O faturamento bruto do setor é cerca de 23,1 bilhões e os serviços que mais contribuem para este montante são impressão de jornais, livros, revistas, apostilas e manuais (31% do faturamento total) e impressos promocionais e comerciais (30,4%).
As vendas se concentram nos clientes empresariais (82%), composto de empresas industriais (35%) e comércio varejista (26%). O mercado atendido por 44,9% é regional, ou seja, além da cidade onde estão sediadas, atendem outras cidades próximas.
A concorrência no mercado é acirrada principalmente pela facilidade de entrada de novos concorrentes.
Ações de marketing
Quando indagados sobre o investimento em ações de marketing, 45% dos empresários afirmaram não fazer nenhum tipo de investimento na área. Este dado não é uma surpresa uma vez que a maioria das micro e pequenas empresas não realiza investimentos em marketing. E quem faz não faz de forma sistemática.
As principais ações para conquista de novos clientes são:
- Redução no prazo de entrega dos pedidos (10,7% das empresas);
- Aumento da verticalização na pré-impressão e acabamento (7,5%);
- Melhoria na qualidade do produto e atendimento (7%);
- Domínio da tecnologia digital na pré-impressão e na impressão (6,8%);
- Diversificação de soluções de lata, média e baixa tiragens (4,9%);
- Serviços diferenciados de impressão, em formato e em gramatura (5,1%).
Ou seja, pouco ou nenhum investimento em ações relacionadas a promoção, estratégia de preços ou distribuição dos produtos.
Como um setor industrial, o olhar das gráficas em relação a ações de marketing ainda está dentro da porteira, ou seja, somente relacionado à produção e produtos.
É interessante que empresas que têm 30,4% de seu faturamento vinculado à produção de impressos promocionais e comerciais, os utilizem tão pouco. Parece que o ditado popular “casa de ferreiro com espeto de pau, ou papel” cabe bem para esse setor.
Acesse o Estudo Setorial da Indústria Gráfica 2008 completo na Biblioteca Sebrae.
Fonte: SEBRAE.